quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Estudo dá dicas sobre manter boas relações com as pessoas

05:34 By Leandro Casimiro de Oliveira , No comments

BEM-ESTAR: Veja algumas maneiras de construir mais amizades e investir num futuro mais feliz.
Um estudo realizado em junho de 2013 e publicado no Journal of Research in Personality mostrou que ser extrovertido quando mais jovem faz com que as pessoas se sintam mais felizes com o passar do tempo e a chegada da idade. Pesquisadores do Reino Unido entrevistaram mais de 2.500 pessoas, com perguntas sobre a personalidade e a forma como se comportavam entre os 16 e os 26 anos. Com base nesses dados, foi avaliada a satisfação deles com a vida mais de três décadas depois, quando tinham em torno de 60 anos, e os resultados mostraram que os mais extrovertidos na juventude eram mais felizes com suas vidas.
Dizem que a primeira impressão é que fica. Por isso, algumas dicas podem ser úteis para o momento de conhecer alguém.
Experimente movimentar suas sobrancelhas para cima quando estiver próxima da pessoa e, em seguida, estenda a mão para cumprimentar. Isso ajuda a se sentir mais aberta e receptiva, além de dizer à outra pessoa que você é simpático (Parece loucura mas funciona melhor se você praticar primeiro no espelho).
Para os extrovertidos é fácil tomar a iniciativa e conversar com pessoas, fazendo novos amigos. Ter amigos tem um impacto benéfico para a saúde, pois eles deixam os bons momentos ainda melhores e tornam os momentos difíceis mais fáceis de gerenciar.
Mas conhecer amigos novos não é algo natural para todo mundo. Se esse é o seu caso, que definir uma meta de conhecer uma nova pessoa a cada semana. Ao se aproximar de alguém, faça perguntas como “de onde você é?” e “o que você faz?”. Pode parecer simples, mas é uma oportunidade de descobrir pontos em comum.
Nem tagarela demais, nem calado demais. Por isso, ao terminar uma conversa com um amigo, pergunte a si mesma qual voz você ouviu mais durante a conversa. Se a outra pessoa não falou muito, é porque provavelmente você fala demais e ouve pouco.
Na próxima conversa, tente fazer uma pergunta de cada vez e ouvir o que o outro tem a dizer antes de fazer um comentário. Isso faz com que a pessoa se sinta compreendida e o relacionamento cresça mais forte.
Busque no ambiente de trabalho, o local onde as pessoas costumam se reunir para bater papo. Defina uma meta e tente cumpri-la, indo para esse local por cinco minutos num determinado dia da semana.
Comece aos poucos, busque pontos em comum durante as conversas e, com o tempo, pergunte se alguém quer almoçar com você.
Quando sair para almoçar com os colegas de trabalho ou novos amigos, tente sempre falar de histórias positivas. Se você passar o tempo contando, por exemplo, sobre o seu carro que quebrou, haverá uma associação negativa com você.
Em vez disso, fale sobre um novo restaurante que você gostou, sua matéria preferida, e outros assuntos que te façam parecer mais simpática na fase em que a amizade ainda está sendo construída. No fim, diga sempre algo do tipo “foi muito bom falar com você, vamos fazer isso de novo”.
LEMBRE-SE QUE A ÚLTIMA COISA QUE VOCÊ DISSER É O QUE VAI FICAR NA MEMÓRIA DA OUTRA PESSOA.


A personalidade é parcialmente determinada geneticamente e tende a ser bastante estável a partir do início da idade adulta. Mas algumas pesquisas mostram que as pessoas que estão satisfeitas com seus relacionamentos e seu trabalho tendem a se tornarem um pouco mais extrovertidas com o tempo”, diz Catharine Gale, autora do estudo.


0 comentários:

Postar um comentário